segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Prepare-se para os a época de chuva de meteoros no Brasil

orionid-meteoro-chuva-ceu-history-channel
A atmosfera terrestre é constantemente invadida por por pequenos objetos espaciais e meteoros.
Estes fragmentos que iluminam o céu dão origem às chuvas de meteoros que constantemente vemos pelo mundo.
A partir de outubro, o Brasil terá o privilegio de ser o palco desses fenômenos.
Fique atento, porque todas já tem nome e data certa para acontecer.
A primeira delas será a Orinídeas, umas das mais belas chuvas de meteoros do ano, começa nesta terça-feira, dia 15. Ela não é intensa - sua a taxa é de 20 meteoros por hora -, mas o espetáculo contará com o brilho de um belo cenário, proporcionado pelas constelações de Touro, Gêmeos e Órion, além do planeta Júpiter e da estrela Sirius.
Esta chuva de meteoros será visível tanto no hemisfério sul quando no norte, mas será preciso madrugar para observar as Orinídeas. As chamadas "estrelas cadentes" serão visíveis a partir da meia-noite até o amanhecer, e este espetáculo poderá ser visto no céu até o dia dia 29 deste mês. O pico está previsto para duas ou três noites, entre os dias 21 e 23 de outubro. O fenômeno das Orinídeas ocorre quando a Terra passa pela poeira cósmica e detritos liberados pelo cometa Halley.
cometa-halley-history-channel.jpg
Cometa Halley
Os  meteoros serão irradiados a partir do ponto localizado dentro da constelação de Órion (visível no Hemisfério Sul). Para garantir o sucesso de sua observação, é importante olhar para o céu em um local escuro, fora das luzes das cidades. Mire para o nordeste (NE) a leste (L), perto da constelação de Órion - onde estão as três Marias. Infelizmente, na época do pico desta chuva de meteoros, a Lua estará cheia e o seu brilho poderá ofuscar a observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário